AMBULATÓRIO DO HUPES TRATA DA DOR CRÔNICA

 

Fibromialgia, artrite reumatóide, osteoarttrite, dor pélvica crônica, alterações da junta têmporo-mandibular. enxaquecas e cólica mesntrual, são doenças associadas à dor crônica. Muitos pacientes que convivem com este tipo de problema já estão costumados a ouvir opiniões de que a dor “vai passar logo”, “é só aguentar mais um pouco”,sendo que há até quem duvide de que “não está doendo tanto assim”; “isso é frescura, “manha”, “exagero” e outros disparates.

A dor crônica é um problema grave e provoca casos de depressão, síndrome do pânico e até ideias suicidas. A boa notícia é que o Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia. no Canela, dispõe do Ambulatório da Dor que, desde 1999, presta atendimento multidisciplinar a pacientes com dor crônica. Para ser atendido, o paciente deve ser encaminhado por um médico do SUS, via regulação.

E por falar em fibromialgia, uma síndrome (conjunto de sintomas) que se manifesta, principalmente, pela dor no corpo todo e que atinge mais mulheres, Dr. David Rios tem um projeto para instituir a “Semana estadual de Conscientização sobre este tipo de doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *